Seleção de Futebol de Togo sofre atentado terrorista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Seleção de Futebol de Togo sofre atentado terrorista

Mensagem por Sandro em Sab 9 Jan 2010 - 9:41

avatar
Sandro
Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 2721
Idade : 40
Localização : Leça do Balio

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seleção de Futebol de Togo sofre atentado terrorista

Mensagem por Karyaka em Sab 9 Jan 2010 - 13:59

Um comandante das Forças Armadas de Cabinda garantiu à TSF que a FLEC-FAC não pretendia ferir os futebolistas da selecção do Togo, que se preparava para participar na Taça das Nações Africanas. João Baptista N'Guimbe revelou que o objectivo do grupo de guerrilha era atingir a escolta angolana da comitiva.

A FLEC-FLAC, um grupo de guerrilha de Cabinda, não tinha intenções de atingir a
selecção de futebol do Togo, garantiu à TSF João Baptista N'Guimbe, comandante da guerrilha, que revelou que o ataque tinha como alvo a escolta angolana da comitiva.

«É um ataque contra a escolta das forças do governo que infelizmente vitimou a selecção do Togo. A nossa
intenção não era atingir a selecção, mas a FLEC reivindica o ataque», esclareceu o comandante.

Uma emboscada ao autocarro da selecção do Togo, na zona fronteira entre o Congo e Angola, provocou a morte do condutor angolano do veículo e feriu nove futebolistas, que se
preparavam para participar na Taça das Nações Africanas. O comandante da FLEC-FAC alertou ainda que não garante a segurança em Cabinda, para onde estão previstos alguns jogos do campeonato africano.«Quando não há paz, não há segurança. Não posso dar nenhuma garantia porque Cabinda ainda vive em clima de guerra e insegurança», sublinhou o comandante João Baptista N'Guimbe. A FLEC, através do líder das forças militares Estanislau Boma, já tinha alertado que os estrangeiros que fossem a Cabinda, durante o Campeonato Africano de Futebol (CAN), «corriam sérios riscos e poderiam sofrer atentados». Aparentemente, depois de Angola ter conseguido a paz em 2002, os rebeldes de Cabinda estavam praticamente inactivos. Primeiro, por causa dos acordos de paz de 2004, que levaram à integração de dirigentes na política angolana, entre eles, Bento Bembe, actual ministro sem pasta e que coordena os assuntos políticos de Cabinda no executivo de Angola. Depois por lutas internas da própria FLEC, que levaram à saída de dirigentes e por fim pelo reforço militar das tropas governamentais que, graças ao controlo político de Luanda sobre Brazzaville, conseguiram controlar as fronteiras entre o Congo e Cabinda. Depois de uma luta que passou por raptos de portugueses, ataques esporádicos aos edifícios e uma feroz guerrilha na mata, os últimos sete anos foram vividos em acalmia, tirando algumas ligeiras trocas de tiros na cidade.Mas esta sexta-feira, a FLEC-FAC consegue a acção mais mediática da sua história antes de começar o CAN, que o governo queria transformar numa montra da recuperação de Angola.

O CAN que junta as principais equipas africanas tem o início marcado para 10 de Janeiro e é o maior evento desportivo organizado em Angola. Para
tal, foram construídos seis estádios, mais quatro recuperados, e 25 hoteís inaugurados para receber as selecções africanas.

O ataque surge horas depois dos responsáveis terem garantido que haveria a máxima segurança e que estava tudo a postos para a realização do CAN.

fonte:TSF

_________________
Dos três grandes eu sou do LEIXÕES SPORT CLUB!
avatar
Karyaka
Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 3101
Idade : 30
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seleção de Futebol de Togo sofre atentado terrorista

Mensagem por ForumLeixoes em Sab 9 Jan 2010 - 18:47

Manchester City anuncia que selecção do Togo vai abandonar Angola

O Manchester City, clube do capitão da selecção do Togo Emmanuel Adebayor, anunciou hoje que os jogadores do Togo decidiram abandonar a Taça das Nações Africanas de Angola(CAN2010).No
seu "site" oficial, o clube inglês refere que o clube tem estado em contacto regular com o avançando Adebayor, explicando que os jogadores se reuniram esta manhã para tomar uma decisão."O avançado, que admitiu o seu estado de choque, (...) disse que tinha sorte em estar vivo", refere o Manchester City, explicando que os jogadores vão deixar Angola e "regressar para as suas famílias".

fonte: LUSA
avatar
ForumLeixoes
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 250
Idade : 10
Localização : Estádio do Mar

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seleção de Futebol de Togo sofre atentado terrorista

Mensagem por Karyaka em Ter 12 Jan 2010 - 12:41

Joanesburgo, África do Sul, 12 Jan (Lusa) - Angola tem responsabilidade no ataque de sexta-feira contra o autocarro da selecção do Togo porque conhecia "o risco de ataques terroristas no seu território", disse hoje o organizador do Mundial de Futebol 2010, Danny Jordaan.

"Há quanto tempo sabemos que há grupos separatistas em Angola? Que há risco de ataques terroristas? Sabíamos", disse Danny Jordaan à agência France Presse à margem de uma conferência de imprensa.

"É por isso que digo que é responsabilidade do país anfitrião gerir estas questões", acrescentou o chefe do comité organizador do Mundial 2010, agendado para 11 de Junho a 11 de Julho na África do Sul.

fonte: Lusa

Esperemos agora que este senhor não venha a ter de engolir aquilo que disse daqui por uns meses

_________________
Dos três grandes eu sou do LEIXÕES SPORT CLUB!
avatar
Karyaka
Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 3101
Idade : 30
Localização : Lisboa

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Seleção de Futebol de Togo sofre atentado terrorista

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum