Ligação com adeptos indispensável

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ligação com adeptos indispensável

Mensagem por Karyaka em Seg 26 Jul 2010 - 14:23

Publicado: Segunda-feira, 26 de Julho de 2010, 2.30CET
A partir da temporada 2012/13, todos os clubes terão de possuir um agente responsável pelo contacto com os adeptos (SLO), novo critério de licenciamento da UEFA que destaca a importância da relação clube-adepto.

Os clubes passarão a estar obrigados a ter um agente responsável pelo contacto com os adeptos
A partir da temporada 2012/13, todos os clubes terão de possuir um agente responsável pelo contacto com os adeptos (SLO), novo critério de licenciamento da UEFA que destaca a importância da relação clube-adepto.
Leia mais

A introdução de novos requisitos de licenciamento por parte da UEFA a partir da temporada 2012/13, que obriga todos os clubes a possuírem um agente responsável pelo contacto com os adeptos (SLO), assinala um importante novo capítulo na relação clube-adepto e destaca o significado dado a esse relacionamento.

De acordo com o Artigo 35 do novo Regulamento de Licenciamento de Clubes e Fair Play Financeiro da UEFA, os clubes encontram-se obrigados a nomear um SLO, de forma a garantir um diálogo adequado e construtivo com os seus adeptos. Esta medida resulta da forte cooperação entre o organismo máximo do futebol europeu e a Supporters Direct - organismo que oferece acompanhamento e apoio a grupos de adeptos em 17 países espalhados pela Europa.

O conceito, que há já algum tempo se encontrava em consideração por parte da UEFA, recebeu total aprovação das federações nacionais representadas no Comité de Licenciamento de Clubes da UEFA e foi elaborado com a estreita colaboração da Supporters Direct.

Os seus objectivos passam por construir uma mais consensual e harmoniosa relação com os adeptos. Foi apresentado durante o Congresso dos Adeptos Europeus de Futebol, que decorreu em Barcelona no passado fim-de-semana, sob a organização da Associação dos Adeptos Europeus (FSE). O evento, o terceiro do género, contou com a presença de centenas de representantes de adeptos de toda a Europa, que assistiram a um discurso de abertura por parte de William Gaillard, conselheiro do Presidente da UEFA, antes de participarem em diversos workshops onde adeptos e UEFA trocaram ideias sobre vários projectos importantes, entre eles o fair play financeiro e a introdução dos referidos SLOs.

Estes agentes responsáveis pelo contacto com os adeptos nos clubes existem já num pequeno número de países europeus e provaram ter grande importância no melhoramento do diálogo entre os adeptos e o clube que apoiam. É de extrema importância que estes responsáveis sejam alguém visto com credibilidade pelos adeptos, pelo que deve ter experiência e facilidade de contacto com as redes de adeptos do clube.

Têm como missão informar os adeptos das decisões mais importantes tomadas pela Direcção do clube e, no sentido inverso, comunicar à Direcção as necessidades expressas pelos adeptos, para além de potenciarem a construção de relações sólidas - não apenas com a realização de iniciativas dirigidas aos grupos de adeptos, mas também com acções junto da polícia a gentes de segurança. Deverão, também, estabelecer contacto com os responsáveis pelo contacto com os adeptos de outros clubes, de forma a assegurar que os adeptos de ambos os lados se comportam segundo as normas de segurança.

Para implementar estes novos requisitos, será criada uma rede de contactos ligada ao projecto em cada federação nacional, que trabalhará junto com a equipa de licenciamento de clubes da UEFA e com a Supporters Direct na assistência aos clubes e ao melhoramento do contacto destes com o seus adeptos em cada uma das 53 federações membro. Este ano, mais de 600 clubes requereram uma licença da UEFA, com muitos mais a apresentarem pedidos de licenciamento a nível interno com os mesmos princípios base, ou com princípios similares, o que comprova a vasta amplitude e significado do projecto da obrigatoriedade da existência de agentes responsáveis pelo contacto com os adeptos.

Tal como o próprio processo de licenciamento, a implementação e desenvolvimento do sistema de SLOs constituirá uma ferramenta para elevar os padrões mínimos - um sistema dinâmico, em mudança ao longo dos tempos, centrado no aumento e melhoramento do diálogo entre adeptos e clubes.

Para obter mais informações sobre o projecto de implementação de agente responsáveis pelo contacto com os adeptos (SLOs), contacte Antonia.hagemann@supporters-direct.org e, para informações relacionadas com os regulamentos do sistema de licenciamento de clubes da UEFA, entre em contacto com Sefton Perry através do endereço de e-mail clublicensing@uefa.ch.

Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 3101

Re: Ligação com adeptos indispensável

Mensagem por m@sc em Seg 26 Jul 2010 - 19:08

Ofereço-me para o lugar. Só peço um ordenado de 750€ + subsidio de alimentação!

Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1744

Mensagem por LuiSCruz em Seg 26 Jul 2010 - 19:42

Acho bem haver este membro dentro dos clubes, só vem pra ajudar!

Titular
Titular

Número de Mensagens : 2038

Mensagem por lmiguel em Seg 26 Jul 2010 - 23:00

Masc_kyto escreveu:Ofereço-me para o lugar. Só peço um ordenado de 750€ + subsidio de alimentação!

pedes pouco Mas_kyto...eu pediria 3x mais para desempenhar este tipo de funções
lmiguel
Titular
Titular

Número de Mensagens : 2398

Mensagem por LuiSCruz em Seg 26 Jul 2010 - 23:06

lmiguel escreveu:
Masc_kyto escreveu:Ofereço-me para o lugar. Só peço um ordenado de 750€ + subsidio de alimentação!

É só amor ao clube...

Titular
Titular

Mensagem por lmiguel em Seg 26 Jul 2010 - 23:48

LuiSC escreveu:
lmiguel escreveu:

É só amor ao clube...

qual clube Luisc? não me parece que alguém tenha feito nenhuma referência a algum clube...

fala-se no geral e se estivesse a candidatar-me para estas funçoes num clube, seria um dos meus pressupostos...
ou achas que ia trabalhar de graça para um guimerdaes, beira mar ou moreirense???? eu não! não vivo do ar!
lmiguel
Titular
Titular

Mensagem por LuiSCruz em Seg 26 Jul 2010 - 23:54

lmiguel escreveu:
LuiSC escreveu:
lmiguel escreveu:

É só amor ao clube...

qual clube Luisc? não me parece que alguém tenha feito nenhuma referência a algum clube...

fala-se no geral e se estivesse a candidatar-me para estas funçoes num clube, seria um dos meus pressupostos...
ou achas que ia trabalhar de graça para um guimerdaes, ou beira mar ou moreirense???? eu não! não vivo do ar!

Desde já tava a brincar
Acho que eles devem escolher alguém com ligação ao clube!

Titular
Titular

Mensagem por lmiguel em Ter 27 Jul 2010 - 10:00

LuiSC escreveu:

Desde já tava a brincar
Acho que eles devem escolher alguém com ligação ao clube!

sim, tb concordo.
mas n sei se será sempre possivel os clubes conjugarem a contrataçao de profissionais de acordo com o seu amor clubistico
lmiguel
Titular
Titular

Mensagem por Karyaka em Ter 27 Jul 2010 - 12:07

Muito provavelmente no caso do Leixões será alguém que já está ligado ao clube, acumulando funções.

Capitão
Capitão

Número de Mensagens : 3101

Mensagem por daTsun em Qua 28 Jul 2010 - 15:56

Na teoria parece-me uma excelente mudança... só espero que singre na prática.
daTsun
Titular
Titular

Número de Mensagens : 1382

Mensagem por lmiguel em Qua 28 Jul 2010 - 16:03

daTsun escreveu:Na teoria parece-me uma excelente mudança... só espero que singre na prática.

vai ter que ser o gajo que nos vai "aturar" nas derrotas... lol!

olha...o ano passado é que esse elemento teria trabalho....praticamente todos os jogos saíamos insatisfeitos e a querer berrar com alguém...ele se estivesse lá fazia jeito... Very Happy
lmiguel
Titular
Titular

Mensagem por daTsun em Qua 28 Jul 2010 - 16:08

lmiguel escreveu:
daTsun escreveu:Na teoria parece-me uma excelente mudança... só espero que singre na prática.

olha...o ano passado é que esse elemento teria trabalho....praticamente todos os jogos saíamos insatisfeitos e a querer berrar com alguém...ele se estivesse lá fazia jeito... Very Happy

loooooooooooooooooool

Então é melhor contratar alguem que seja SURDO e MUDO
daTsun
Titular
Titular

Número de Mensagens : 1382

Mensagem por LuiSCruz em Qua 28 Jul 2010 - 18:18

daTsun escreveu:
lmiguel escreveu:

loooooooooooooooooool

Ainda bem que nós daqui prá frente vamos ganhar sempre!

Titular
Titular

Mensagem por lmiguel em Qua 28 Jul 2010 - 20:02

LuiSC escreveu:
daTsun escreveu:
lmiguel escreveu:

loooooooooooooooooool

Ainda bem que nós daqui prá frente vamos ganhar sempre!

pelo que vi hoje com o moreirense...eram 22 mekos a jogar à bola (+substituições)...podemos ganhar, mas vamos sofrer para conseguir...ou mudam muito do que vi hoje com o moreirense ou não vai ser fácil...

nem a meia hora final com os potenciais titulares a coisa melhorou...
lmiguel
Titular
Titular

Mensagem por onlyme em Qui 29 Jul 2010 - 23:11

Eh pá!!!
A UEFA existe! Uma decisão interessante. Pensava que era só mamar dinheiro, afinal estou enganado!
onlyme
Junior
Junior

Número de Mensagens : 552

Mensagem por LuiSCruz em Qui 29 Jul 2010 - 23:30

onlyme escreveu:Eh pá!!!
A UEFA existe! Uma decisão interessante. Pensava que era só mamar dinheiro, afinal estou enganado!

100 % de igual pensamento!

Titular
Titular

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: